domingo, 30 de dezembro de 2012

VARANDAS IRRESISTÍVEIS

 
 
 
A varanda é normalmente entendida como a parte de uma casa que estabelece uma transição gradual entre os espaços internos e os espaços externos (como o jardim). As varandas são bastante comuns na arquitetura vernacular de povos que vivem em climas tropicais ou subtropicais.
Uma variação da varanda é o alpendre, encontrado no Brasil tipicamente nas construções bandeiristas e em determinados exemplares da arquitetura rural. Em Portugal o alpendre é também muito comum, especialmente em moradias. Normalmente o alpendre é entendido como um espaço que se aproveita do beiral do telhado da residência mas não faz parte de seu interior, enquanto a varanda pode ou não apresentar cobertura (normalmente apresentando maior ligação com o exterior), caracterizando-se como um espaço semi-encoberto.
A varanda assumiu um novo significado quando do advento da arquitetura moderna, visto que alguns de seus arquitetos passaram a questionar os antigos preconceitos arquitetônicos em voga na arquitetura eclética.
Um novo uso para as varandas, por exemplo, passou a se verificar nos edifícios de apartamentos, seja como circulação, seja como espaço de estar. A tendência é a de ampliação desses espaços, com o aumento da área e a colocação de facilidades, como pia e churrasqueira.
 
Definitivamente as varandas hoje são a menina dos olhos de um apartamento ou de uma casa....É um espaço que serve de descanso, reflexão, intimidade, lazer e ainda propicia momentos especiais entre os amigos e a família.
 
 
 
 
 
 
 
 






















 















































 


Nenhum comentário:

Postar um comentário